Estatística no Programa R
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Concatenação de variáveis

2 participantes

Ir para baixo

Concatenação de variáveis Empty Concatenação de variáveis

Mensagem  carlos Sáb Jun 18, 2011 10:21 pm

Sou usuário do SAS e estou começando agora a utilizar o R. Eu gostaria de saber como faço para criar uma variável concatenando duas outras. Por exemplo, tenho a variável codigo e a variável nome, e quero criar uma variável teste, que junte as duas com um separador " - " entre elas.
E caso essa nova variável fosse condicionada a uma determinado valor do código, por exemplo, se o código fosse > 100 o separador seria
" * ", senão o separador seria " - ".
Obrigado desde já pela ajuda.

carlos

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Concatenação de variáveis Empty Re: Concatenação de variáveis

Mensagem  gustavoreis Dom Jun 19, 2011 10:38 pm

Carlos, seja bem vindo ao Fórum!

Como já é usuário do SAS você não terá muitas dificuldades no programa R, neste caso para esclarecer sua dúvida vou apenas postar um exemplo que criei:


codigo<-c(50,100,150,200)
nome<-c("a","b","c","d")
cod.nome<-0
for (i in 1:length(codigo))
{
if (codigo[i]>100)
cod.nome[i]<-paste(codigo[i], "*",nome[i])
else cod.nome[i]<-paste(codigo[i], "-",nome[i])
}


Caso não entenda alguma parte pode perguntar.

gustavoreis
Admin

Mensagens : 70
Data de inscrição : 01/03/2011
Idade : 38

https://estatisticanor.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Concatenação de variáveis Empty Re: Concatenação de variáveis

Mensagem  carlos Qui Jun 23, 2011 10:06 am

Gustavo, muito obrigado pela pronta resposta. Eu utilizei o comando paste em um ifelse e funcionou, porém o meu código, embora no access ele seja texto, quando eu importo para o R ele vem como numérico. O formato dele é 00.00, mas fica 0.00 quando o primeiro caracter é 0, então eu tentei fazer, com o comando paste, a primeira posição ser 0 neste caso. Porém ele me retornou 0 .00, e não consegui tirar esse branco antes do ponto. Teria como fazer isso? Existe algum comando no R que tire esse branco, como o arrumar do excel e o trim do SAS e algum comando que me informe o número de caracter da variável, tipo o num.caract do excel?
Tenho uma outra questão, mas irei abrir um outro tópico.
Muito obrigado.

carlos

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Concatenação de variáveis Empty Re: Concatenação de variáveis

Mensagem  gustavoreis Qui Jun 23, 2011 8:42 pm

Eu não tenho muita experiência com access, tanto que nunca importei dados dele para o R, caso me informe como está fazendo essa importação eu posso ver o que pode estar acontecendo de errado. Normalmente tem como escolher o tipo de dados que está importando:

Ex1: se estiver utilizando o read.table ou alguma de suas variações era só você informar que o separador de casa decimal é a vírgula, assim quando aparecesse o ponto (00.00) o R entenderia como texto.

Ex2: se estiver usando o scan() tem como informar qual tipo de dados será lido, no caso você deveria usar scan(what="")

obs: caso os exemplos acima não se encaixem na forma que você importa os dados, você pode tentar utilizar o comando: x<-as.character(x)

gustavoreis
Admin

Mensagens : 70
Data de inscrição : 01/03/2011
Idade : 38

https://estatisticanor.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Concatenação de variáveis Empty Re: Concatenação de variáveis

Mensagem  carlos Seg Jun 27, 2011 11:39 pm

Gustavo, usei o dec = "," e funcionou. Mais uma vez muito obrigado.

carlos

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Concatenação de variáveis Empty Re: Concatenação de variáveis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos